Israel Paulain


História de "Israel Paulain"



Parintins empresta uma contribuição incontestável à cultura folclórica amazonense. Nos últimos anos registraram-se significativas renovações de valores nesse cenário. Um simples olhar sobre as trajetórias dos grupos vermelho e azul, responsáveis por tal façanha, nos leva ao encontro de nomes que hoje dão continuidade à tradição folclórica iniciada pelos fundadores de Caprichoso e Garantido.
Israel Paulain, jovem cantor, compositor,comunicador, bacharel em direito, apresentador do boi-bumbá Garantido e Vereador eleito pelo povo de Parintins para a legislatura 2009-2013, faz parte deste novo momento. Um menino prodígio que nasceu no dia 23 de dezembro de 1982, estinado a fazer sucesso. Filho da professora Regina e do radialista e compositor Carlos Paulain, de tantas toadas de sucessos no BoiCaprichoso, dentre elas “Ninguém gosta mais desse boi do que eu”, curiosamente Israel é um torcedor apaixonado pelo boi Garantido, (único, dos três filhos, que avermelhou).Hoje os irmãos Israel e Jr. Paulain são apresentadores, respectivamente, do boi Garantido e do boi Caprichoso. São irmãos de sangue e ideais, porém rivais na arena do bumbódromo, onde anualmente se realiza o maior  Festival Folclórico da região norte brasileira, com a disputa dos Bumbás Garantido e Caprichoso.
Os primeiros contatos de Israel com o público e a emoção de ser Garantido começaram no ano de 1988, aos cinco anos de idade, ao  participar da linha de frente da batucada vermelha e branca, onde permaneceu até 1994.
Os pais e amigos contam o curioso fato de momentos após seu nascimento, a primeira camiseta vestida em Israel ter sido da cor vermelha. Desde criança sempre gostou da comunicação, da arte de escrever poesias, compor músicas (toadas), cantar,apresentar e animar shows, sendo apresentador de programas de rádio em Parintins. Em 1995,aos 11 (onze) anos, se tornou locutor oficial do Boi Garantido, fazendo a chamada do apresentador da época, Paulinho Faria, na presença de mais de 40(quarenta) mil pessoas. A partir daí Israel passou a ser conhecido pelo público e pela imprensa como o Futuro Apresentador do Bumbá.
Sua paixão pela música, em especial pela toada de boi-bumbá, despertou com muito mais ênfase no ano de 1998, quando iniciou oficialmente sua carreira de cantor, paralela à carreira de apresentador, lançando o seu show artístico. Começou uma nova etapa de conquistas em sua vida, sendo nome certo no time de levantadores de toadas e se firmando como revelação do Boi Garantido.
Com a força folclórica do Boi de Pano, e o seu particular talento, Israel já esteve em alguns estados brasileiros representando a cultura parintinense. No Paraná se apresentou nas cidades de Curitiba e Cascavel; em Minas Gerais, cantou em Belo Horizonte e Ouro Preto;em São Paulo, além da capital, São Paulo, realizou show em Arujá, no litoral paulista; no Rio de Janeiro, cantou na capital e em Niterói; no Rio Grande do Sul esteve em Porto Alegre e Novo Hamburgo; em Brasília encantou a capital federal, na Bahia, Salvador, teve oprivilégio de participar do carnaval, cantando a toada “Vermelho”, de Chico da Silva, com a cantora Daniella Mercury no circuito Barra Ondina, em fevereiro de 2007.
A sua trajetória artística avançou fronteiras afora. Em outubro de 2000, a população de Hannover, na Alemanha, conheceu o talento do jovem cantador durante a Expo Hannover (reunião de culturas do mundo todo). Osf ranceses também aplaudiram a expressividade artística de Israel em julho de2005, em Paris, durante a celebração do ano do Brasil na França, dando uma significativa impulsão em suas pretensões no sucesso internacional.
Na agenda de eventos tradicionais do Amazonas,destacam-se as participações de Israel Paulain no CARNABOI, realizado pelo Governo do Estado; BOI MANAUS, realizado pela Prefeitura de Manaus, CARNAILHA, realizado pela Prefeitura de Parintins, além de já ter participado, como apresentador, na Ciranda Tradicional, de Manacapuru, e do Peixe Ornamental Cardinal, de Barcelos. Em junho do ano de 2006, Israel representou o Amazonas no Programa SABADAÇO, do apresentador Gilberto Barros, da Rede Bandeirantes deTelevisão.
Além do boi-bumbá, sua raiz, Israel tem um show eclético, com outros ritmos musicais, num repertório para todos os gostos. O ano de 2006 foi consagrador para sua carreira como apresentador do boi vermelho e branco. Israel Paulain introduziu um novo modelo de apresentar boi-bumbá na arena do bumbódromo de Parintins, sendo propriamente um ator no teatro a céu aberto, sagrando-se, em 2002, tetracampeão na sua estréia, e tricampeão em 2006, num ano inovador na história do festival. Atualmente, além de sua missão política, ocupando uma cadeira na Camara Municipal de Parintins, Israel é diretor financeiro da Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido e realiza, mensalmente, dezenas de shows em eventos de toda a Amazônia. Seu próximo desafio é conqusitar a audiência do rádio, através da Tiradentes FM, 92,9, e da rádio Web, no site israelpaulain.com.br, com o programa "Israel Paulain", aos sábados, das 10 horas ao meio dia, com entrevistas, debates, opinião da população e descontração. Com grande sucesso nas ondas do rádio, desde de setembro de 2010 Israel Paulain passou a fazer parte da Rádio Alvorada de Parintins com 43 anos de história na comunicação parintinense. O comunicador está no ar todos os sábados com o Programa NO CORAÇÃO DO POVO apartir das 10:00hs confirmando a sua grande audiência em Parintins, no baixo amazonas e no Brasil através da internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário